Grade de Aula

Grade  de Aula

sábado, 11 de agosto de 2012

Respostas do Questionário de EAD - Sociologia

Olá galera, o Diego conseguiu efetuar os questionários e me enviou para que fosse repassado a vocês.
As respostas são referente ao texto de Sociologia "A Sociedade de Émile Durkheim"


1) “Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social.” (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”.

Podemos concluir do texto que:

Resposta: os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade.

 2) A Revolução Industrial transformou profundamente a ordem econômica  mundial. Suas origens na Inglaterra relacionam-se com o(a):

Resposta: triunfo da ideologia liberal

3) “Na raiz de nossos julgamentos existe um certo número de noções essenciais que dominam toda a vida intelectual; são aquelas que os filósofos chamam de categorias do entendimento: noções de tempo, de espaço, de gênero, de número, de causa, de substância, de personalidade etc. [...] Mas, se, como pensamos, as categorias são representações essencialmente coletivas, traduzem antes de tudo estados da coletividade: elas dependem da maneira pela qual esta é constituída e organizada, de sua morfologia, de suas instituições religiosas, morais, econômicas etc.” (DURKHEIM, Émile)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a noção de categorias do entendimento compreende:

Resposta: O modo como a sociedade vê a si mesma nos modos de agir e pensar coletivos.

Boa prova para todos!!! :S

Nenhum comentário:

Postar um comentário